terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Marcha Mundial pela Paz e Nâo violência

O que é a Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência?
A Marcha é uma iniciativa da organização internacional Mundo sem Guerras, que trabalha há 15 anos pelo fim das guerras como forma de resolução de conflitos, e do Movimento Humanista, que há mais de 40 anos realiza atividades em prol do ser humano, da não-violência e da diversidade.
O evento em si consiste em uma marcha propriamente dita que começará na Nova Zelândia no dia 02 de outubro de 2009 - aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como "Dia Internacional da Não-Violência" - e terminará na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua, em 02 de janeiro de 2010. Durante estes 90 dias, passará por mais de 90 países e 100 cidades, nos cinco continentes, cobrindo uma distância de 160.000 km por terra. Uma equipe base permanente de cem pessoas voluntárias de diversas nacionalidades fará o percurso completo.
No entanto, a Marcha Mundial não é apenas esse evento, é um grande intento de pessoas e para as pessoas que querem chegar à maioria da população mundial e gerar uma "onda de não-violência"que pretende contagiar positivamente os ânimos e conseguir importantes conquistas para a cultura de paz. Desde o início de 2009 já estão sendo desenvolvidas centenas de atividades por todo o globo.
A Marcha Mundial está aberta à participação de todo indivíduo, organização ou coletivo que compartilhe a sensibilidade deste ideal. Portanto, não se trata de algo fechado, e sim de um percurso que irá se enriquecendo graças às atividades que se somem a ela. E a melhor forma de organizar essas ações é formando comitês promotores em todas as regiões do país.

Nenhum comentário: