terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Comitês Promotores da Marcha Mundial Pela Paz e a Não-Violência


Objetivo:Construir, no país, 1000 comitês organizados e interconectados que desenvolverão ações no sentido de criar consciência sobre a paz e a não-violência.


O que são os comitês?
Os comitês são grupos de pessoas organizadas que querem participar ativamente da Campanha da Marcha Mundial. São formados por pessoas, organizações, personalidades e comunidades, apontando a uma grande diversidade e respeitando crenças, formas, idade e gêneros.Todos podem formar um comitê. Para isso, é só se juntar aos mais próximos para conseguir um espaço físico que possa sediar as atividades localmente. Os espaços de funcionamento podem ser em escolas, universidades, locais de trabalho, conjuntos comerciais, bairros e em organizações políticas, sociais e culturais.
Cada comitê funciona como uma referência de ativismo e como um espaço aberto a todos os interessados. Um lugar onde as pessoas que quiserem participar mais ativamente da Marcha Mundial poderão pegar materiais, participar de encontros, elaborar projetos, e articular outras propostas.
Um comitê ativo se faz presente e existe porque as pessoas a sua volta tem referência no espaço, ou seja, ele não apenas sedia, mas também irradia a paz e da não-violência, e suas ações buscam um alcance cada vez maior, contando, inclusive, com os meios de comunicações locais. Os comitês tem liberdade para criar e desenvolver diversas atividades que interessem ao grupo e à região onde se localiza, mas também estão sintonizados e apóiam as ações da equipe promotora internacional
- que orienta a Marcha no âmbito global
- e seguem os lineamentos e a direção geral da campanha e seu documento de fundação.
É importante que todos os comitês estejam sintonizados com os temas centrais da Marcha Mundial, que são :
- Conseguir o desmantelamento dos arsenais nucleares;
- Persuadir os governos a renunciar às guerras como meio para resolver conflitos;
- A redução progressiva e proporcional de armamentos;
- A assinatura de tratados de não-agressão entre países.A Marcha Mundial é internacional porque hoje vivemos em um período histórico em que o mundo está intercomunicado, e qualquer ação em um ponto chega a todo o mundo. Por isso, os comitês da MM se estruturam como uma grande teia, integrados e sintonizados com as propostas essenciais da MM para que a sua mensagem seja tão potente que possa ser ouvida pelos governos. E que esses façam as mudanças necessárias para que tenhamos uma chance verdadeirade Paz, expressa em ações, não apenas em desejos.


Como organizar um comitê?
Para formar um comitê é necessário apenas ter um espaço e pessoas que possam estar disponíveis em horários fixos para atender os interessados em apoiar e participar.
Essa periodicidade é essencial para que o comitê possa ser uma referência clara de onde buscar a informação necessária.
A partir desses encontros, o conjunto de pessoas determinará que ações são mais adequadas à região em que estão situados, e o comitê também servirá como âmbito de para reuniões de articulação e planejamento dessas atividades.


Como começar?

1) Convide pessoas à sua volta e busque um local.

2) Faça um primeiro encontro para informar aos convidados do que se trata a Marcha Mundial.Depois, é importante ter pelo menos um dia de encontro, para que outras pessoas interessadas possam começar a participar e os que assumiram funções possam se encontrar e conversar.


Como pode funcionar um comitê?
Com encontros semanais de 1h de duração, onde todas as pessoas que formam
parte podem se colocar de acordo em ações, funções, prazos e em conjunto fazer um calendário para a semana.Para que os comitês funcionem da forma mais potente possível, é interessante que esteja sempre aberto a mais propostas e iniciativas e que tenha pessoas cumprindo funções específicas para atender aos seguintes temas:
- difusão nos meios de comunicação locais;

- contato com as organizações sociais e políticas do local;

- contato com gráficas e comerciantes que possam colaborar com impressão de materiais e demais formas de difusão que façam com que a Marcha seja parte do cotidiano de todos aqueles que vivem, trabalham e estudam naquele local;
- que as atividades sejam constantemente repassadas pelo comitê para a equipe da agência de notícias para que possamos nutrir o site central e demais blogs e matérias com muita informação, fotos e vídeos.Que atividades posso começar a desenvolver?
- Distribuição massiva de materiais (cartazes, folhetos, flyers, cartões)
- Produção de programas para rádio e TVs locais.
- Adesão dos comerciantes, instituições e organizações da região.
- Gerar blogs, TV web, listas de email, difusão pelo Orkut, colocação de vídeos no youtube, criação de baners eletrônicos, envio massivo de emails.
- Campanha com os comerciantes do bairro para que coloquem explicitamente em suas fachadas baners com os dizeres "Nós apoiamos a Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência"
- Promoção de palestras, exibição de vídeos, debates, painéis, oficinas e fóruns com o tema da Paz e a Não-Violência.
- Eventos em geral, como shows, saraus, festas, almoços, jantares
- No caso do comitê estar sediado em escolas, também sugerimos a criação de Conselhos Permanentes pela Não-Violência, que possam continuar pelos anos seguintes. Também há uma campanha pela inclusão da matéria "Formação pela Não-Violência" como prática optativa.
- Em universidades, além das atividades supracitadas, sugerimos a criação de Laboratórios de Estudos e Práticas de Não-Violência ativa, em que os alunos coloquem seus saberes adquiridos em função de projetos em prol de uma sociedade voltada às necessidades humanas, não apenas às do mercado.
Essas são apenas sugestões, mas sabemos que, a partir da formação dos comitês, uma diversidade imensa de ações e novas idéias irão colaborar ainda mais para esse painel. Se, no prazo de um ano, conseguirmos que a não-violência não seja apenas um conceito, mas um sentimento incorporado, teremos alcançado nossos objetivos.
Em uma época em de tanta instabilidade, é necessário atentar para o que colabora com a vida, senão ficamos paralisados no medo e na insegurança. Certamente, esse é um intento pelo qual vale a pena se dedicar.



Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de formar um comitê, entre em contato conosco.

Nenhum comentário: